quarta-feira, 26 de novembro de 2008

XXXVIII Olimpíadas de Xadrez 2008, Dresden - Alemanha



A comitiva portuguesa que partiu para a Alemanha foi constituida por Armanda Plácido, capitã da selecção feminina e chefe da comitiva, pelas jogadoras Ariana Pintor, Ana Baptista, Catarina Leite e Margarida Coimbra, atletas da selecção feminina, por Joaquim Durão, capitão da selecção masculina,  Luís Galego, Rui Dâmaso, Rúben Pereira, Sérgio Rocha e Paulo Dias que compõem o elenco masculino. Este grande evento mundial decorreu de 13 a 25 de Novembro. Armanda Plácido representou a FPX no Congresso da FIDE, que decorrereu de 17 a 25 de Novembro também em Dresden. 

Vejaaqui os resultados e outras informações. Jogos ao "vivo".

 
A selecção absoluta alcança a 55ª posição final (61ª à partida) e o jovem FM RUBEN PEREIRA, efectuando os 9 jogos necessários, apesar de suplente, traz uma dupla norma de IM. A feminina, jogando sem suplente e desde muito cedo com a WFM ARIANA PINTOR, 2º tabuleiro, em debilidade física e acompanhada pelo médico da organização, acabando por desistir prematuramente no último jogo e finalizar a sua participação a ser examinada num hospital de Dresden, arranca um  46º lugar, 3 acima do 49º inicial,  fazendo jus à dupla norma para WIM alcançada pela jovem campeã nacional WFM AN BAPTISTA.

adaptado de http://www.axp.pt

FM Ruben Pereira

WFM Ana Baptista

As grandes vencedoras foram as selecções da Arménia, que revalida o título em absolutos, e a sua vizinha Geórgia, que volta à sua tradição de grandes resultados femininos. Rússia, Ucrânia e China desiludem no sector absoluto, ficando de fora do pódio, entretanto completado pelo surpreendente Israel e, novamente em 3º lugar, pelos Estados Unidos da América. Nas mulheres, a Ucrânia repete o 2º lugar, mas a China, anterior campeã, e a Rússia, eterna nº 1 e 3º em 2006, desiludem, deixando o 3º lugar do pódio para os Estados Unidos da América, que assim são o único país a ter lugar nos dois pódios.

1 comentário:

goooooood girl disse...

your blog is very fine......